Hackers

Introdução

São pelo menos três tipos: Os Phreaks, os Crackers e os Hackers. Os Phreaks são apaixonados pelos telefones e tudo relacionado a eles, telefones celulares, modens entre outros acessórios. São pessoas que mesclam auto conhecimento de telefonia, eletrônica digital e informática. Existem diversos casos nos EUA de phreaks que alteravam o seu número telefônico nas centrais e com isso sua conta telefônica era debitada na de um outro usuário. O principal alvo deles são as companhias de telefones celulares, onde eles procuram os códigos referentes às linhas. Se existem no Brasil, são muito raros. Os Crackers são os que a imprensa confunde com os hackers, são aqueles que invadem sistemas com o propósito de roubar programas ou simplesmente apagá-los, são inteligentes, porém, em sua maioria, prepotentes, pois deixam mensagens do tipo: "Eu sou o melhor !" entre outras, deixando na maioria das vezes um rastro que possibilita sua captura. Possuem conhecimentos semelhantes aos phreaks mais com propósitos um pouco mais destrutivos. Um exemplo recente foi a prisão de Kevin Mitnick, o "ladrãoK(?) cibernético mais procurado da história, capturado pelo FBI com a ajuda do Tsutomu Shimomura, o técnico de segurança mais respeitado da história (?). Os Hackers finalmente, são aqueles possuem muitos, senão todos, os conhecimentos acima - isso não é uma regra, mas não usam para os mesmos propósitos e às vezes auxiliam os próprios técnicos em segurança e os webmasters a proteger seus sistemas. São de uma inteligencia e determinação muito superiores a de uma pessoas comum, pois eles são capazes de passarem semanas ou até mesmo meses lendo e aprendendo de um novo sistema, apenas com o propósito de saber e utilizar esses sistemas. Algumas pessoas os definem como desordeiros e pessoas más, mas na verdade os verdadeiros hackers não são anjos, mas não saem por aí invadindo outros sistemas, causando danos ou espionando as informações dos outros e sim eles (os verdadeiros hackers) encontram "furos" em sistemas alheios e trocam tal informação por dinheiro com o dono do mesmo. Não há magia no que eles fazem pois a maioria das informações podem ser encontradas aqui mesmo na Internet. É só você realmente começar a procurar e se informar!  A tradução de hacker é muito dificil mas seria um tipo de fuçador , aquele que mexe, mas nesse caso você mesmo que esta lendo poderia ser um hacker, então faça você mesmo a definição:
     HACKER [originalmente, alguém que fabrica móveis utilizando um machado] s.m. 1. Indivíduo que adora explorar os      detalhes de sistemas programáveis e ampliar suas habilidades, em oposição à maioria dos usuários que prefere aprender      apenas o minímo necessário. 2. Indivíduo que desenvolve programas com entusiasmo (e até de forma obsessiva) ou que      prefere programar a se preocupar com os aspectos teóricos da programação. 3. Indivíduo capaz de avaliar a qualidade  de ferramentas como uma enxada ou picareta. 4. Indivíduo que desenvolve programas com rapidez e qualidade. 5.  Especialista em um determinado programa ou que costuma usá-lo com grande freqüência, como um hacker do Unix.  (As definições de 1 a 5 são correlatas, e os indivíduos que nelas se enquadram formam um grupo coeso.) 6. Especialista  ou entusiasta de um determinado tipo. O indivíduo pode ser um hacker em astronomia, por exemplo. 7. Indivíduo que   adora desafios intelectuais envolvendo sucesso criativo ou superação de limitações. 8. [depreciativo]: Indivíduo  malicioso e intruso que tenta obter acesso a informações confidenciais através de espionagem. Daí os termos hacker de  senha, hacker de rede. 
É preferível ser chamado de hacker pelos outros a se intitular um hacker. Os hackers consideram-se uma elite (um privilégio baseado na habilidade), embora recebam com alegria os novos membros. Eles sentem, entretanto, uma certa satisfação egocêntrica em serem identificados como hackers, do mesmo modo como tem certa repugnâcia perante os lamers, que são aqueles usuários de pouca sabedoria, que na maioria das vezes servem de "cobaias".

voltar